Cartaz de propaganda política na rua central de Šutka |
Situada a apenas cinco quilómetros a Norte da capital Skopje, a cidade de Šuto Orizari, ou simplesmente Šutka, é a única cidade na Europa com um Presidente de Câmara de etnia cigana e onde a língua Roma tem estatuto de língua oficial. É a cidade onde existe maior percentagem de habitantes de etnia cigana na Europa, e a mais pobre da República da Macedónia.
História
Em Šutka vivem cerca de cinquenta mil pessoas, no entanto a população aumenta consideravelmente
no verão com a chegada daqueles que trabalham no estrangeiro durante o resto do ano. A cidade de Šutka começou a ser construída num terreno situado entre a prisão e o cemitério de Skopje por volta de 1963, a data em que ocorreu o terrível terramoto que assolou a capital Macedónia. Até 1996 Šutka era um bairro de Skopje mas tornou-se uma cidade nesse ano com a curiosidade de ser a única cidade na Europa onde com uma população maioritariamente de etnia cigana, incluindo o autarca da cidade, e onde a língua Roma tem estatuto de língua oficial.
As escaldantes ruas de Sutka sobre um arrasador sol de 40 quarenta graus
Embora dividido-se entre o Cristianismo e o Islao, cerca de 60% da população é de etnia cigana sendo que o segundo grupo populacional mais significativo na cidade são os albaneses que constituem cerca de 30% da população. A população aumentou significativamente aquando da chegada de refugiados na altura da Guerra do Kosovo. O governo da República da Macedónia tem vindo a encetar esforços no sentido de alargar a inclusão da população de etnia cigana no que concerne à educação.
Trailer do filme premiado "sutka the book of records"
Diário de Viagem
Visitar a cidade de Šutka foi uma experiência que quis viver numa das várias vezes que visitei Skopje. Depois de ser apresentado a uma voluntária espanhola que estava ligada a um projecto numa escola de crianças em Šutka pedi-lhe se a podia acompanhar um dia. Ela acedeu, e depois de ver vários documentários sobre Šutka pude finalmente conhecer este lugar onde as ruas parecem mais próximas da Índia do que da Europa.
Ao estar em Sutka temos a sensação de estar em qualquer lugar no mundo que não a Europa
Aqui as ruas cheias de vida, cheias de crianças que brincam na rua algumas quase sem roupa. Um lugar onde no mesmo arruamento sem asfalto onde predominam as poças de lama mesmo em pleno Agosto num dia de escaldantes quarenta graus, se encontram casas algo luxuosas com varandas ornamentadas de onde pendem várias plantas, paredes meias com casas abarracadas contruídas em madeira e plástico e sem água canalizada.
O contraste é o principal sentimento que temos ao passar nas sujas ruas de Šutka, a mais pobre cidade de toda a República da Macedónia, onde carros de alta cilindrada circulam ao lado de carroças puxadas por cavalos ou burros. Esma Redzepova, a mais famosa cantora da Macedónia, e uma da das mais famosas cantoras de etnia cigana na Europa, continua a viver em Šutka.
Os mercados, as mesquitas, os carros e as carroças - Sutka
Alguns habitantes de Skopje, macedónios, deslocam-se ao mercado de Šutka no fim de semana da parte da manha. Aqui pode encontrar-se tudo desde produtos originais ou contrafeitos, de todos os tipos, desde roupas, dvds, e telemóveis a preços que baixam consideravelmente após uma negociação que pode processar-se em várias línguas, até em português.
Fotografias tiradas durante uma caminhada pelas ruas da cidade
Apesar de ser seguro caminhar em Šutka é melhor não ostentar nada de valor que traga consigo e principalmente perguntar se se pode fotografar antes de tirar fotografias que possam gerar algum tipo de descontentamento ou irritação às pessoas.
Como Chegar
Paragem do autocarro nº19 no centro de Skopje |
Para chegar a Šutka desde Skopje é necessário apanhar o autocarro número 19 a partir do centro da cidade, ou então o número 20 à frente da estação de caminho-de-ferro. Os autocarros fazem a paragem terminal mesmo em frente do mercado de Šutka. Aventurar-se pelo resto da cidade pode não ser totalmente seguro. O autocarro para regressar a Skopje apanha-se exactamente no mesmo local onde este para anteriormente na chegada a Šutka. O percurso demora cerca de 20-25 minutos.
De fato, isso não parece a Europa. Mesmo as cidades da velha Europa ex-comunista são mais organizadas e com ruas e casas num estado muito melhor. Esse contraste que você mencionou e varias dessas fotos me lembram paisagens tipicas das cidades brasileiras.
ReplyDeleteGostei das duas meninas que estao com você na ultima foto (a loirinha e a de cabelos castanhos). Pelo menos você estava bem acompanhado nessa visita a Sutka.