Antigo cais junto ao lago Ohrid na aldeia de Lin |
A pequena cidade fronteiriça de Pogradec, 30 mil pessoas, é uma cidade construída na margem do Lago Ohrid, rodeada de altas montanhas. Aqui existem vários hoteis, restaurantes e estâncias turísticas embora com um nível de desenvolvimento ainda não muito satisfatório para um grau superior de turismo.
História
As margens do Lago Ohrid são habitadas desde tempos imemoriais sendo o rio Drilon que deságua no Lago Ohrid próximo de Tushmisht já mencionado em textos da antiguidade. A cidade de Pogradec foi ocupada por diversos povos ao longo dos séculos, desde Macedónios, Romanos, Búlgaros, Sérvios, Otomanos, até aos exércitos Francês, Grego, Italiano e até Alemão, durante os dois conflitos mundiais, com a cidade a ser ficar mesmo dividida em dois por uma das frentes da Guerra Italo-Grega.
Cemitério dos soldados comunistas caídos ao serviço da Albânia
A cidade de Pogradec era o local de eleição para as férias de verão de muitos membros do Partido Comunista Albanês e até de Enver Hoxha, o líder máximo do Partido. No entanto estas áreas estavam vedadas ao acesso público.
Complexo Vila Art, antiga residência de férias de Enver Hoxha e hoje um hotel
Pogradec é uma cidade conhecida na Albânia pela sua componente artistica. É a cidade de origem de alguns escritores e poetas albaneses bem como de alguns pintores, sendo ainda muito conhecido o folclore oriundo da cidade cujas antigas canções são dedicadas à beleza do lago e da natureza das montanhas próximas da cidade.
Montanhas nevadas nas margens do Lago Ohrid às portas de Pogradec
Diário de Viagem
Desloquei-me a Pogradec no mês de Março de 2012, após uma visita à cidade de Korçe. Cheguei já de noite e optei por isso por dormir num hotel no centro da cidade deixando o tour para o dia seguinte.
De manhã visitei a avenida paralela à margem do Lago Ohrid, onde apesar do frio e do cedo da hora havia muita gente, desde idosos que jogavam dominó em mesas, crianças que corriam, e pescadores que limpavam os seus barcos estacionados na areia da praia.
Várias fotografias tiradas na marginal da cidade de Pogradec
Autocarro que faz a ligação entre Pogradec e Lin |
Planeamos visitar a pequena Aldeia de Lin que se situa a cerca de dez quilómetros da cidade, e que apesar de ser apenas uma pequena aldeia albanesa, tem a particularidade de se situar na única península natural do Lago Ohrid.
Para ali chegar foi necessário apanhar um autocarro no centro de Pogradec exactamente com destino a Lin, que no entanto tem uma frequência de horário bastante limitada, havendo cerca de dois ou três por dia. A viagem demora cerca de meia hora mas decorre sempre junto à margem do lago fazendo com que o percurso pareça bastante mais reduzido.
A aldeia de Lin construída na única peninsula do Lago Ohrid
Cais particular de um dos pescadores residente em Lin |
A pacata vida que levam os humildes moradores da aldeia de Lin não lhes permitirá ter acesso a grandes luxos no entanto o facto de viverem da pesca e da agricultura torna-os autosuficientes.
Os velhos pescadores da aldeia vendem o seu peixe à beira da estrada Pogradec - Tirana.
Lin é uma aldeia muçulmana, com a sua mesquita, os pequenos cais à porta das casas construídas sobre a margem do lago, os seus campos agrícolas, e os inevitáveis bunkers que se encontram por toda a Albânia.
A rua principal da pequena aldeia de Lin
É inevitável a ligação entre a aldeia e o lago
Terrenos agrícolas adjacentes à aldeia
Antigo cais danificado e um bunker que espreita uma queimada
A margem do lago e um bunker no meio de um terreno agrícola
Roupa estendida junto ao cais
Os campos cultivados junto à margem do lago
Como Chegar
Um dos muitos restaurantes de peixe existentes à beira da estrada |
A estrada
que liga Tirana a Korçe passando por Elbasan passa no interior da cidade
de Pogradec que é um ponto de passagem para quem pretende saír da
Albânia, ou rumo à Grécia, através da fronteira de Florina, ou rumo à
FYROM Macedonia, via Tushmisht.
A melhor maneira de chegar a Pogradec é através de uma Minivan proveniente de Tirana, percurso que demora cerca de 4 horas.
Belo relato, come de costume.
ReplyDeleteNossa, encontrei um auto-carro em piores condiçéoes do que aquele que pegamos em Corfu. Refiro-me a esse entre Pogradec e Lin.