Sunday, July 22, 2012

Lezhë & Shëngjin

Túmulo de Skanderbeg


Nos seus tempos áureos Lezhë era uma cidade importante para os gregos visto permitir-lhes assegurar a manutenção das rotas comerciais no Mar Adriático. 
A cidade esteve sob domínio de povos distintos durante a sua história desde Gregos, Romanos e Bizantinos sendo ainda hoje descobertos vestígios de todas estas civilizações.
É nesta cidade que se encontra sepultado Georgi Kastrioti Skanderbeg, o maior herói nacional Albanês e responsável maior pela Liga de Lezhë que unificou os lideres tribais albaneses na luta contra os Turcos Otomanos.



 História

A cidade foi fundada por Dionísio I de Siracusa no ano 385 a.c. passando a constituir uma colónia grega chamada Lissus que tinha um importante papel na estratégia de defesa das rotas comerciais de Siracusa ao longo do mar adriático. A cidade passaria mais tarde a ser dominada pelas tribos Ilírias até se render no ano 211 a.c. ao domínio de Filipe V da Macedónia após este ter conquistado a cidadela de Akrolissos, no entanto a cidade voltaria mais tarde a estar sob domínio Ilírio.

                                                   Centro da cidade de Lezhe com o mausoléu de Skanderbeg

Foi na cidade de Lissus antigo nome de Lezhë que Perseu da Macedónia negociou uma aliança militar contra a Roma Imperial com o Rei Gentius da Ilíria que também ali reuniria o seu exército.
Contudo a aliança militar estabelecida não foi suficiente para que a cidade pudesse escapar ao domínio romano que a integrou na Província Imperial da Macedónia.
Durante a Idade Média a cidade de Lezhë, então conhecida como Alessio, esteve sob controlo de diversos povos até ser anexada pelos Venezianos no ano de 1386 a quem pertenceu até à morte de Skanderbeg. A cidade cairia em mãos Otomanas em 1478 na sequência do cerco de Shkodër.

                                                      Busto de Skanderbeg no interior da Igreja de São Nicolau

Devido a estar sob domínio Veneziano a cidade de Lezhë foi a escolhida por Skanderbeg como o local neutro onde teve lugar a Convenção entre Albaneses, Sérvios, Dalmácios, entre outros chefes tribais que se pretendiam unir para lutar contra a invasão Otomana, esta Convenção ficou conhecida como a Liga de Lezhë.


 Diário de Viagem

A minha viagem a Lezhë foi no mês de Março de 2012. Apenas passei um dia na cidade mas foi tempo suficiente para visitar toda a cidade visto tratar-se de uma cidade pequena e não muito distante da capital Tirana.

                                   Centro da cidade com o castelo no topo da montanha (esq) Catedral de Lezhe (dta)

O ponto mais importante da cidade é o túmulo de Skanderbeg no interior da velha Igreja de São Nicolau.

       Placa explicativa da Igreja de S.Nicolau (esq) Antigo Mosaico no interior da Igreja (centro) Porta da Igreja (dta)

 
                          Túmulo de Skanderbeg com a sua espada e capacete (esq) Interior da Igreja de S.Nicolau (dta)

Há ruínas e sítios arqueológicos espalhados para centro da cidade onde no entanto não existem muitas placas informativas acerca destes.

                                       Ruínas escavadas junto ao Túmulo de Skanderbeg na Igreja de S.Nicolau

A cidade estende-se pelas duas margens do rio e como em todas as cidades da Albânia estão presentes os blocos de edifícios em tijolo construídos durante o regime Comunista de Enver Hoxha

                      
Próximo da cidade de Lezhë existe a localidade costeira de Shëngjin, em italiano San Giovanni di Medua, apenas 7 quilómetros de distância

                                           Praia de Shengjin já com alguma construção a ser visível próximo do mar

Como Chegar

Chegar a Lezhë desde Tirana demora cerca de uma hora utilizando o autocarro. Existe também a opção minivan que demorará sempre um tempo menor de viagem embora o preço seja sensivelmente o mesmo. Também existe ligação a Lezhë desde Shkodër. Outra opção é o Autocarro Tirana - Shkodër ou vice-versa e pedir para sair em Lezhë visto a estrada passar por dentro de Lezhë.


No comments:

Post a Comment