Wednesday, January 16, 2013

Tetovo - Тетово

A porta da Šarena Džamija, conhecida como a mesquita pintada, construída em 1438


Tetovo é uma cidade de pouco mais de 50 mil pessoas na República da Macedónia situada no sopé das montanhas Sar na região noroeste do país. Devido à grande maioria da sua população ser albanesa a cidade é considerada a capital não-oficial da região albanesa da República da Macedónia que se estende desde Tetovo até Debar. A cidade é a sede do Partido Democrático Nacional, uma entidade político-partidária nacionalista albanesa.



História


De acordo com os achados arqueológicos encontrados na região do vale de Polog situado entre as cidades de Tetovo e Gostivar, pode concluir-se que esta zona é habitada pelo menos desde o ano 6100 a.c. Mais tarde o período da antiguidade trouxe a influencia grega que terá eventualmente mudado um pouco o modo de vida das populações constatado pela diferente fisionomia dos achados arqueológicos quer sejam produtos artesanais quer túmulos de acordo com os cultos do antigo politeísmo helénico.
Postal antigo de Tetovo sob domínio Otomano
As incursões Romanas nestes territórios começaram no ano 168 a.c. e continuaram até ao ano 29 a.c. data em que anexaram a vale de Polog bem como outras partes da antiga Dardania situadas a norte do rio Danúbio. Estas áreas foram integradas na Província Romana da Macedónia embora não tenha sido levada a cabo uma forte acção de Romanização na área que apenas teria lugar no século III na sequência das frequentes invasões bárbaras dos povos Celtas, Ostrogodos e Hunos. Estas invasões levaram a que os Romanos construíssem fortalezas e cidades muralhadas nas montanhas das quais ainda hoje subsistem algumas ruínas, casos de Gradec e Otunje bem como do sitio arqueológico de Isar-Banjiče muito próximo da cidade de Tetovo. 

    As ruas antigas da cidade de Tetovo vão subindo em direcção às altas montanhas Sar que no inverno se cobrem de neve

A era das invasões eslavas que a região dos Balcãs vivenciou no século VI constituiu a fundação da estrutura actual desta zona territorial que no entanto seria um pouco alterada pelos 400 anos sob domínio Otomano que vigorou na região desde o século XIV.
Entrada da mesquita Sharena
Durante a era Otomana a cidade de Tetovo era conhecida como o episcopado, já que era o principal centro da religião Ortodoxa onde residia o líder da igreja Ortodoxa. No entanto à medida que a população muçulmana na cidade foi crescendo, em meados do século XV, foram-se erguendo novas construções relacionadas com o Islão, principalmente mesquitas. A mais importante foi a mesquita Sharena ou Aladzha, também conhecida como a mesquita pintada ou colorida construída em 1459.
Tetovo sob domínio Otomano passou a chamar-se Kalkandelen e tornou-se num importante centro militar acabando por expandir-se em termos de dimensão e de população, que no século XIX era de cerca de 4500 pessoas desde Sérvios e Búlgaros Cristãos Ortodoxos a Albaneses e Turcos Muçulmanos.
Durante a desintegração do Império Otomano a cidade passou a estar cada vez mais sob influencia da comunidade albanesa que se manteve e propagou para lá do final da era Otomana com os antigos Beys e Pashas albaneses a continuarem no poder.

                   Casas próximas da montanha vistas desde um campo de jogos (esq) Um largo na cidade de Tetovo (dta)

Durante 1913 e 1915 as tropas Sérvias capturam a cidade que na sequência dos atritos da I Guerra Mundial entre Bulgária e Sérvia seria posteriormente anexada pela Bulgária como, aliás, todo o actual território da República da Macedónia. No entanto no final da Guerra foi a Sérvia quem assegurou o controlo destes territórios que proclamaria como Sul da Sérvia integrando-os no Reino da Jugoslávia.
Igreja Ortodoxa em Tetovo
A cidade continuou sob domínio Sérvio até à II Guerra Mundial e consequente chegada das tropas do Eixo e com o retomar do domínio dos albaneses através do Balli Kombetar que passaram a controlar a cidade com a ajuda destas. No entanto em 1945 os Comunistas Jugoslavos entraram na cidade pondo fim ao domínio da Balli Kombetar e criando a República Socialista da Macedónia integrada na Federação da Jugoslávia.
Durante o período de Tito foram operadas algumas mudanças na cidade como a construção de blocos de apartamentos estilo comunista bem como estradas asfaltadas além da destruição de mesquitas que aliada à mudança de muitos Macedónios Eslavos para a cidade muito modificou a configuraçao da cidade principalmente em termos religiosos.
Tek Bekhtashi de Tetovo
O Islão voltou a ganhar peso na cidade quando, na sequência do desmembramento da Jugoslávia, começou a chegar à cidade, em 1992, um enorme fluxo de refugiados Bósnios que escapavam da terrível guerra que assolava a Bósnia. Mais tarde, com o estalar da guerra no Kosovo, os distritos de Tetovo, bem como da vizinha cidade de Gostivar, acolheram também mais de 100 mil refugiados Kosovares.
Em 2001 teve inicio a Guerra Civil na República da Macedónia que teve Tetovo como principal teatro de guerra. Este conflito acabou por ser de pouca duração e terminaria com a assinatura dos Acordos de Ohrid. 
Hoje a cidade de Tetovo é uma das cidades mais desenvolvidas da República da Macedónia embora devido à grande maioria albanesa que compõe a sua população a cidade seja um pouco negligenciada pelo governo macedónio. Os dois principais partidos políticos albaneses, o Partido Democrático dos Albaneses, e a Uniao Democrática para a Integração tem sede na cidade.

 
Diário de Viagem

A minha visita à cidade de Tetovo, a maior cidade de maioria populacional albanesa na República da Macedónia, foi num muito quente dia do mês de Junho de 2012.

 A localização de Tetovo no sopé das montanhas Sar, onde no inverno funciona uma estância de ski, faz com que os desportos de inverno, embora sazonalmente, sejam uma fonte de receita importante para a cidade.

Situada a cerca de quarenta quilómetros da capital Skopje, a cidade de Tetovo está rodeada de aldeias albanesas e era uma fonte de muita tensão étnica num passado recente, no entanto presentemente existe uma coexistência pacifica entre albaneses e macedónios na cidade.

Os mercados de rua onde predominam produtos e comerciantes albaneses estão presentes por toda a cidade 

Apesar de não se tratar de uma cidade turística na República da Macedónia, em Tetovo existem algumas interessantes heranças Otomanas como os banhos turcos situados na margem direita do rio Pena.

Os banhos turcos estão muito próximos da principal avenida da cidade, a Marsal Tito. 

A principal jóia arquitectónica da cidade é a Sarena Dzamija, conhecida como a Mesquita Pintada e cuja construção data do ano de 1459. Infelizmente acabei por não ter oportunidade de visitar o interior da mesquita devido a esta se encontrar em obras.

A mesquita Sarena é a principal herança Otomana da cidade de Tetovo devido à sua inegável e particular beleza 

Devido aos seus motivos florais o exterior da mesquita Sarena é diferente do de todas as outras mesquitas que tive oportunidade de visitar anterior e posteriormente nos Balcãs

Mais de 30 mil ovos foram usados para fabricar a tinta para pintar a mesquita 

Após visitar a mesquita Sarena caminhei pela cidade cerca de dois quilómetros até ao Babba Arabati Tekke, o monumento que me suscitava mais interesse em Tetovo.

Rua na cidade de Tetovo (esq) Uma das poucas igrejas existentes na cidade (dta) 

Construído em 1538 o Baba Arabati Tekke é o maior mosteiro Bektashi e um dos mais bem conservados em toda a Europa. Neste mistico complexo é possivel visitar salas de jantar, elegantes jardins, salas de oração além dos túmulos de Santos Bektashi.

fotografias tiradas no interior do complexo do Baba Arabati Tekke (todas as fotografias) 

A religião Bektashi é uma seita do Islão que difere um pouco do culto muçulmano sunita sendo um pouco mais liberal no cumprimento da lei da Sharia, o código ético muçulmano sendo que possui o seu proprio código, o Makalaat, que assenta em quatro mandamentos: Diferença entre o bom e o mau; a oraçao costante; entender o amor de Deus; entender da realidade por ela própria de acordo com a vontade de Deus;
Assim, questões como o consumo de álcool ou a não segregação das mulheres que existe nas sociedades muçulmanas não são vistas como um infringir da lei religiosa islâmica.

  local de oraçao (esq) Fonte de mármore inserida num pavilhao de madeira - séc XVIII (dta) 

Fundada pelo persa Haji Bektash Veli no século XII, a ordem Bektashi teve grande influencia e poder no século XVIII sendo usada pelos exércitos Otomanos de forma a converter soldados cristãos em muçulmanos no entanto acabou por perder muita da sua influencia com o final do Império Otomano sendo mesmo declarada extinta na Turquia moderna.


Como Chegar

Entrada de uma mesquita
É fácil e rápido chegar a Tetovo desde a capital Skopje através de autocarro ou minivan sendo mais barato este último.
O percurso desde Skopje demora cerca de 40 minutos e a ligação entre as duas cidade é muito frequente. 
A cidade é hoje em dia um pólo universitário da República da Macedónia e por isso existem também existe ligações diárias através de autocarro desde as cidades de Ohrid, Struga, Gostivar e Kicevo.
Curiosamente com a excepção de Ohrid todas as cidades citadas são de maioria populacional etnicamente albanesa. 
De salientar que embora a qualidade da rede viária na República da Macedónia não seja excepcional esa ser rapidamente melhorada.

No comments:

Post a Comment