Monday, November 18, 2013

Sremski Karlovci - Сремски Карловци

Interior da Catedral Ortodoxa de Sremski Karlovci de estilo barroco que data de 1758 

Com um rico passado histórico Sremski Karlovci tornou-se conhecida por ter sido a sede da Igreja Ortodoxa Sérvia durante a monarquia da Casa Real de Habsburgo, e também a capital política e cultural da região de Vojvodina durante a Revolução de 1848. Situada na província autónoma de Vojvodina na Sérvia, nas margens do rio Danúbio e a pouco menos de 10 quilómetros da cidade de Novi Sad, a segunda cidade mais importante da Sérvia, a pequena cidade de Sremski Karlovci tem hoje cerca de 9 mil habitantes.



História

Interior da Catedral Ortodoxa
O nome da cidade foi mencionado pela primeira vez em documentos históricos que datam de 1308 com o nome de Karom, o mesmo nome de uma fortaleza, propriedade de famílias nobres magiares, que existia no local onde hoje se situa a cidade. A cidade caiu nas mãos dos exércitos Otomanos em 1521 durante a conquista turca dos Balcãs estando sob o seu domínio durante os 170 anos seguintes. Karlovci, o nome eslavo da cidade data da década de 1530, uma data em que apesar de dominada pelo Império Otomano, a cidade era principalmente habitada por Sérvios e possuía três igrejas e um mosteiro Ortodoxos No período entre Novembro de 1698 e Janeiro de 1699  a cidade foi palco de um congresso que visou terminar as hostilidades entre o Império Otomano e a Liga Santa, uma coligação de vários estados europeus incluindo a Monarquia de Habsburgo, a Polónia, Veneza e até a Rússia que também temia o avanço das tropas Otomanas. Deste congresso resultou o Tratado de  Karlowitz ou Carlowitz, o nome alemão da cidade, que passou desde aquele momento a estar integrada no território da Monarquia de Habsburgo sendo o principal pólo politico, cultural e religioso dos Sérvios residentes naquele reino.

Na cidade misturam-se os estilos neo-clássico e barroco com a arquitectura Sérvia (ambas as fotos)

Na Assembleia Nacional Sérvia que decorreu em Sremski Karlovci em Maio de 1848 os Sérvios declararam a união das várias regiões que passaram a compor a Vojvodina Sérvia, entidade da qual a cidade de Sremski Karlovci foi a primeira capital depois movida para a cidade de Zemum hoje inserida na área metropolitana de Belgrado. Na mesma Assembleia Nacional a cidade de Sremski Karlovsi foi elevada à condição de Patriarcado, estatuto que assegurou até 1920, ano em que foi anexado ao Patriarcado de Belgrado aquando da criação do Patriarcado da Sérvia.

Sremski Karlovci é uma elegante cidade de estilo neo-clássico nas margens do rio Danúbio (ambas as fotos)

Torres da Catedral Ortodoxa da cidade
No final da I Guerra Mundial em 1918 a cidade passou a estar inserida no recém criado Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, e dois anos depois foi o local de destino dos emigrados russos anti-bolcheviques liderados pelo general Pyotr Nikolayevich Wrangel que abandonaram a Rússia durante após serem derrotados na Guerra Civil Russa.
Durante a II Guerra Mundial a cidade foi ocupado pelas potencias do Eixo e posteriormente anexada na Croácia fascista mudando o nome durante esse período para Hrvatski Karlovci.
Apenas no final da Guerra a cidade voltou a estar integrada na província autónoma de Vojvodina como parte de um dos sete municípios afectos à cidade de Novi Sad, a segunda maior cidade da Sérvia.



Diário de Viagem


Visitei Sremski Karlovci aquando da minha estadia em Novi Sad proveniente da cidade de Subotica onde iniciei a minha visita à região autónoma de Vojvodina na Sérvia. em Abril de 2012. A cidade é uma porta às margens do Danúbio para o espectacular complexo de mosteiros Ortodoxos Sérvios de Fruska Gora, situado a muitos poucos quilómetros nas montanhas envolventes.Talvez por se situar na região de Vojvodina e já com muita influencia Húngara, Sremski Karlovci é uma cidade de arquitectura charmosa e elegante muito diferente do existente nas outras regiões que conheci na fascinante Sérvia.

A cidade de Sremski Karlovci é uma elegante cidade neo-clássica e um centro religioso da Ortodoxia Sérvia (todas as fotos)


Edifício da Escola de Gramática
A cidade foi o principal centro da Igreja Ortodoxa Sérvia no século XIX sendo ainda um importante pólo religioso na Sérvia com um impressionante legado cultural e religioso como a sua Catedral Ortodoxa de estilo barroco que data de 1758. Outra das marcas da cidade são os edifícios de estilo neo-clássico que se encontram em toda a zona histórica sendo que os mais icónicos são o edifício da sede do município que data de 1806 e o da escola de gramática muito característico e algo diferente dos demais por se tratar de uma mistura entre o estilo neo-clássico com arquitectura tradicional sérvia. Esta escola começou a funcionar em 1792 dedicando-se ao ensino de gramática e língua mas hoje dedica-se ao ensino de teologia.

 A fonte dos quatro leões é um ícone da cidade (esq) A Catedral Ortodoxa de Sremski Karlovi data de 1758 (dta)

Igreja de Mitropolita
Outra das marcas da cidade é a fonte dos quatro leões, de estilo barroco, construída em 1799 pelo arquitecto italiano Giuseppe Aprilli; reza a lenda que quem beber água desta fonte regressará à cidade depois de casar-se. Outro local a visitar é a igreja de Mitropolita, uma pequena branca situada já um pouco fora do centro histórico, bem como a chamada capela da paz na parte mais a sul da cidade famosa por ter sido construída no local onde foi assinado o tratado de paz entre os austríacos e os turcos em 1699. A capela  data de 1817 e foi construída de forma a que se assemelhasse a uma tenda militar turca, com quatro entradas que permitem que várias pessoas entrem simultaneamente e de forma igual.
Visitei também o museu etnográfico e do vinho, uma marca da cidade desde que os romanos plantaram nas terras desta região aquando da sua presença na mesma. A herança dos romanos no que concerne às castas de vinho que chegou até aos dias de hoje através do diferente mas saboroso vinho bermet.

Como Chegar

Edifício Neo-Clássico no centro da cidade
Para chegar até à pequena cidade de Sremski Karlovci é necessário partir desde Novi Sad, a capital da regiao de Vojvodina e a segunda mais importante cidade da Sérvia. Uma vez em Novi Sad, de onde podemos chegar através de comboios ou autocarros frequentes desde Belgrado, podem percorrer-se os cerca de dez quilómetros que separam Sremski Karlovci de Novi Sad de autocarros com saída desde o centro de Novi Sad. Dada a distancia ser pequena também pode facilmente optar-se pela opção táxi que apesar de ser mais cara mas facilitará depois o acesso aos mosteiros de Fruska Gora para onde não existem autocarros sem ser os turísticos cujos bilhetes se adquirem no escritório de turismo de Sremski Karlovci.

No comments:

Post a Comment