A cidade histórica de Budva e a sua linha costeira conhecida como Budvanska Rivijera |
Budva é uma uma pequena cidade costeira do Montenegro com cerca de 18 mil habitantes, mas a região onde se insere, a Budvanska Rivijera, é o principal centro turístico do Montenegro. A cidade apresenta uma típica arquitectura mediterrânica com cerca de 3500 anos de história e algumas das construções mais antigas de toda a costa Adriática.
História
De acordo com uma antiga lenda a cidade terá sido fundada por Cadmo, uma figura da mitologia grega, fundador da cidade de Tebas da qual acabaria por partir em exílio acabando em Budva onde encontrou um porto de abrigo para si e para a sua mulher, Harmonia.
Igreja da Santa Trindade |
Os Gregos e os Romanos passaram ambos pela cidade que constituiu um dos pontos fronteiriços aquando da divisão do Império Romano, facto que muitas marcas deixou na história cultural da cidade.
Durante o período da idade média a cidade foi governada por aristocratas Sérvios antes de esta ser ocupada pelos Venezianos que se instalaram na cidade durante aproximadamente 400 anos, entre 1420 e 1797. Conhecida em italiano por Budua a cidade foi parte da República de Veneza integrada na região da Baía de Kotor. O idioma falado na cidade até ao século XIX era o veneziano.
Centro histórico visto da velha cidadela |
Após a II Guerra Mundial as tropas Austro-húngaras deixaram a cidade à mercê dos Sérvios que q capturaram anexando-a ao Reino da Jugoslávia onde esta permaneceria até ser capturada pelo Reino da Itália em 1941.
Na sequência da II Guerra Mundial a área próxima da cidade foi muito afectada pelos combates sangrentes entre os membros do Partido Comunista e as tropas do Eixo, sendo que a cidade apenas foi libertada das tropas Nazis no dia 22 de Novembro de 1944, passando a fazer parte da recém criada Federação da Jugoslávia.
Budva apresenta traços únicos de uma antiga cidade veneziana (todas as fotografias)
Em Abril de 1979 a cidade foi afectada por um forte sismo que devastou uma grande parte do centro histórico da cidade. No entanto hoje não restam grandes vestígios desse terrível acontecimento visto que os edifícios afectados foram restaurados de acordo com as suas formas originais.
A maior parte da arquitectura do centro histórico de Budva é de origem veneziana cujo estilo é visível nas portas, janelas e varandas, e principalmente nas muralhas que são a principal atracção turística da cidade.
Torre da igreja de São João |
Tendo recebido mais de meio milhão de turistas no verão de 2010 Budva é o maior polo turistico do Montenegro muito em parte devido à sua linha costeira, enquadrada nas montanhas adjacentes, que inclui uma linha de 11 quilómetros de praias que aliadas à vasta herança cultural da cidade podem proporcionar um interessante destino de férias a baixos preços.
Contraste entre o antigo e o moderno |
No entanto é de salientar que o nível das infraestruturas turísticas não é ainda muito alto sendo por isso de contar com certas limitações como a falta de qualidade da água da torneira bem como frequentes falhas de electricidade.
O desenvolvimento urbano proporcionado pelo turismo nao tem sido o melhor nos últimos anos sendo que a parte nova da cidade foi construída sem qualquer planeamento urbano e consiste em edifícios com pouca qualidade de construção que já aparentam alguns sinais de degradação apesar de terem sido construídos hà pouco tempo.
Diário de Viagem
Visitei a cidade de Budva em Agosto de 2010 quando ali cheguei num pequeno autocarro que me transportou desde a pouco interessante capital Montenegrina Podgorica.
A chegada a Budva descendo das montanhas em direcção à baía de Budva (ambas as fotos)
O caminho de cerca de 60 quilómetros desde Podgorica até a Budva é feito por lindas estradas com paisagens de cortar a respiração através das lindas montanhas que preenchem a maior parte do território do Montenegro chegando quase até à sua linha costeira.
Quando cheguei à cidade dirigi-me à marina, situada a apenas alguns minutos a pé desde a estação de autocarros.
A costa tem uma beleza extrema e são visíveis várias pequenas ilhas (ambas as fotos)
Quando cheguei à cidade dirigi-me à marina, situada a apenas alguns minutos a pé desde a estação de autocarros.
A marina de Budva situa-se muito próxima do centro histórico da cidade (ambas as fotos)
De seguida dirigi-me ao centro histórico da cidade. Trata-se de uma zona muito bonita e completamente restaurada onde se podem encontrar imensos restaurante e lojas com artesanato local bem como muitos outros artigos destinados aos turistas.
As estreitas ruas do centro histórico de Budva são de inegável beleza e muito bem restauradas (todas as fotos)
Encontram-se já muitos turistas na cidade, no entanto estes tratam-se principalmente de turistas de nacionalidade russa porque Budva é um destino que está muito em voga para os ricos empresários de leste e é mesmo conhecida como o Kuweit do Montenegro.
A herança veneziana está muito bem preservada no centro histórico da cidade (todas as fotos)
A antiga fortaleza veneziana é visitável e tem um museu no seu interior, e trata-se de um monumento muito bem restaurado como aliás todo o património histórico da cidade.
A fortaleza veneziana encontra-se no centro histórico da cidade virada para o mar (ambas as fotos)
A vista a partir da antiga cidadela sobre toda a linha costeira da cidade de Budva é verdadeiramente espectacular.
Passei o final da tarde do meu dia em Budva sentado num dos agradáveis restaurantes do centro histórico desta bonita cidade antes de regressar à capital Podgorica.
Uma das ruas de Budva (esq) Eu com uma rapariga trajada nacional do Montenegro (dta)
Como Chegar
Autocarro que faz a ligação Podgorica - Budva |
Devido à rara beleza da sua costa, o Montenegro juntamente com a Croácia é talvez o maior polo turístico dos Balcãs, e por isso não é difícil lá chegar. Existem inúmeros ferry-boats que ligam o Montenegro com várias cidades da Itália.
O maior problema não é o acesso ao Montenegro mas sim a diferentes cidades que não a sua capital. Isto porque devido à pequena dimensão da rede de transportes deste país, que conta apenas com 600 mil habitantes, é necessário sempre deslocar-nos à capital Podgorica de onde se pode então aceder aos outros pontos deste país.